Siga
Quem somos

Nossa Missão

Conceber e implementar políticas para favorecer o turismo sustentável que gere empregos e promova a cultura e os produtos locais. A caminhosdecaravaggio.org  atua como promotora de fato e formuladora de políticas no desenvolvimento econômico e sociocultural das regiões por onde o caminho passa. A meta oficial é quantificada por meio de dois indicadores.

Crescimento do PIB diretamente atribuível ao setor de turismo, em proporção ao crescimento geral do PIB na área, o número de empregos na indústria do turismo, em proporção ao número de empregos totais e sua taxa de crescimento. O indicador de emprego de trabalhadores também se refere à igualdade de gênero, especificando a razão entre o número de mulheres e homens empregados . Revelando com destaque as mulheres sendo beneficiadas com novas fontes de renda pela venda de serviços e produtos diversos.

O fluxo de peregrinos ao longo dos Caminhos de Caravaggio  gera benefícios econômicos para as comunidades locais atravessadas. Isso é encontrado em muitos  estudos estatísticos , e os dados coletados pelo SEBRAE-RS destacam os impactos financeiros positivos na região. Razão do recebimento do prêmio SEBRAE RS  Prefeito Empreendedor 2022 ,ser concedido ao Prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin.

Além disso, um  estudo aprofundado  demonstrou em detalhes como os Caminhos de Caravaggio fomentam o desenvolvimento regional nas áreas rurais da região. Um de cada vez, os peregrinos , turistas e ciclistas , revitalizam os assentamentos rurais, incentivando o dinamismo econômico e uma alta qualidade de vida na área. Caso contrário, essas áreas correriam o risco de se tornarem  esquecidas por empresários e instituições, ficando restritas as suas atividades rurais. Muitas estruturas nestas áreas (sejam eles alojamentos, mercados ou pequenos bares) se beneficiam da passagem contínua de peregrinos ,turistas e ciclistas nos Caminhos de Caravaggio. A renda e o emprego são diversificados em todo o setor de turismo, incluindo todos os tipos de estruturas, e serviços que crescem de acordo com o número e a frequência da passagem dos peregrinos.

Os membros e parceiros da caminhosdecaravaggio.org  realizam ações centralizadas para maximizar o benefício econômico nas regiões ao longo dos Caminhos de Caravaggio, com recursos próprios sem nenhum tipo de subsídio público de qualquer origem.

O exemplo mais recente é a sugestão para a inclusão do Município de Vale Real no consórcio de municípios.

Os Caminhos de Caravaggio existem a apenas desde maio de 2019 e vem crescendo organicamente e  moldando o ambiente circundante e influenciando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e comunidades por onde passa. Isso demonstra inequivocamente que a sustentabilidade é uma qualidade intrínseca dos Caminhos de Caravaggio.

Conforme expresso pela  Organização Mundial do Turismo (UNWTO   United Nations World Tourism Organization ) , o desenvolvimento sustentável deve sempre  levar em conta seu impacto, presente e futuro, na economia, na sociedade e no meio ambiente. 

Hoje, os Caminhos de Caravaggio combinam  o impacto positivo do turismo local com o do turismo lento, criando um modelo funcional para um verdadeiro desenvolvimento sustentável. Por um lado, destaca as oportunidades e a beleza de viajar no meio rural, valorizando as economias e culturas locais e contrariando a tendência do turismo de massa, que se concentra em alguns destinos-chave que acabam sendo super explorados pelo afluxo excessivo de turistas. Por outro lado, o turismo ‘slow’ é quase  carbono neutro , com emissão zero, pois evita o uso de meios de transporte poluentes e prioriza a comunidade e o habitat local. 

É uma satisfação para a caminhosdecaravaggio.org  observar que hoje esses valores ambientais são compartilhados e reconhecidos globalmente. No contexto do apelo urgente pela sustentabilidade, em 2015, todos os Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se uniram para definir uma agenda de política global, são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS).

A relação entre a caminhosdecaravaggio.org e os ODS, no contexto do setor de turismo, representa um modelo para a realização do turismo sustentável, razão de sua premiação pelo SEBRAE RS.  Antes da pandemia, o  setor de turismo representou a terceira categoria mundial em receitas de exportação, respondendo por 10% do PIB mundial, 30% da exportação de serviços e 1 em cada 10 empregos no mundo; hoje todo o setor está se mobilizando para atingir novamente esses objetivos apesar das restrições existentes. 

Isso representa uma grande oportunidade para começar com o pé direito. Os Caminhos de Caravaggio  tem potencial para contribuir, direta ou indiretamente, para cada um dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Depoimento para Reflexão

Relatos

"A natureza nos lembra que podemos nos desvencilhar de excessos e cobranças sem sentido e resgatar a simplicidade perdida. É por isso que ela tem esse potencial curativo. Ao entrar em contato com a natureza caminhando, o ser humano interage consigo mesmo. Essa proximidade espiritual resgata o ritmo orgânico que perdemos na velocidade da vida urbana, reequilibrando nosso “relógio biológico “, aumentando nossa sensibilidade de harmonização para uma vida mais simples e saudável."

Gilberto / Alexandre
Apoiadores